quinta-feira, 17 de abril de 2008

A Importância do LOGOTIPO.

"Raramente se tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão"

Robert Wong quando disse essa frase, certamente não pensava apenas em um veiculo de primeiro contato; Causar boa impressão é imprescindível a qualquer relação, seja profissional ou não. Quando há a possibilidade de contato pessoal, temos várias formas de fazer com que o saldo dessa impressão seja positivo; estar preparado, passar confiança, estar adequadamente vestido e estruturado, são alguns exemplos de como podemos causar essa boa primeria impressão, mas e quando uma imagem fica responsável por tudo isso? É possível uma Identidade Visual representar preparo, confiança, adequadamente "vestida" (DESIGN) e que fundamentalmente passe tudo que alguém bem preparado poderia transmitir?
Sim, ou melhor, deve fazer esse papel, a Identidade Visual, em seu próprio significado expressa isso: conjunto de elementos gráficos que representam visualmente, e de forma sistematizada, um nome, idéia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos é o que chamamos de Logotipo, um Símbolo gráfico e conjunto de cores.
A responsabilidade para desenvolvimento de logotipo, marca, logomarca, deve ser depositada em profissionais capacitados, com a participação indispensável dos representantes da empresa, pois ninguém entende mais do negócio do que eles, para que consigam transmitir com a imagem estes elementos, que ajam mais ou menos como as roupas e as formas das pessoas se comportarem. Devem informar, substancialmente, à primeira vista. Estabelecer com quem os vê um nível ideal de comunicação.
O desenvolvimento de um Logotipo trata-se de um investimento imprescindível, principalmente quando não dispomos de grandes investimentos para comunicar, justificar e apresentar essa Marca. Por exemplo, como poderíamos imaginar se não fossem os investimentos em mídia ao longo de anos, que a NIKE é uma empresa que vende material esportivo? Embora seja uma das pioneiras com qualidade e aceitação incontestáveis, a marca não comunica nada mais do que ela mesma e a menos que disponha de investimento similar em publicidade à logomarca da empresa deve ser muito mais comunicativa, mesmo que seja simples.
Está comunicação ganha força com o crescimento acelerado do uso da internet, a necessidade das empresas em se atualizar e oferecer atendimento on-line, que não seja pessoal, o Logotipo, site e toda comunicação Visual são determinantes no processo. O logotipo é como assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, o logotipo deverá seguir um padrão Visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada para dispersão e aceitação.
Por isso desenvolver, bem como, usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem, personalidade e sucesso da empresa.


Fernando S. Maciel
Diretor de Atendimento
Definição: Wikpédia.

Um comentário:

Unknown disse...

Trabalho com registro de marcas junto ao INPI e sempre que recebo uma marca nominativa alerto o cliente 'registre a marca com logotipo'.Isso porque o próprio Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) não cobra taxas a mais para marca com logotipo e muitas vezes não oferece exclusividade de elementos nominativos, e quando acrescido de logo, o registro tem maiores chances de ser deferido.
Parabéns pelo trabalho de vocês!
Perla Pollonio
República das Marcas